O check-up dentário é uma consulta de diagnóstico de caráter, maioritariamente preventivo.
Isto não significa que deve desvalorizar este serviço pois, na verdade, ele tem um papel fundamental na preservação da sua saúde, bem-estar e auto-estima.
As doenças orais afligem milhares de pessoas ao longo da sua vida podendo causar desconforto, dor, desfiguração ou outros problemas sérios e irreversíveis.
Avalie a existência de problemas dentários e mantenha a sua boca saudável recorrendo ao check-up dentário de forma regular.
O que se faz no check-up dentário?
Na Fausto Tadeu – Medicina Dentária, no decurso da consulta de avaliação, o médico dentista irá avaliar o estado dos seus dentes, gengivas e boca com vista a fazer um diagnóstico detalhado das suas necessidades. Para tal, o dentista poderá recorrer a exames complementares de diagnóstico, além da observação, como a radiografia.
É importante partilhar, com o seu médico dentista, detalhes sobre a sua saúde geral e quaisquer problemas orais que possa ter tido, desde a sua última consulta.
Receberá ainda conselhos e dicas de forma a adaptar o seu estilo de vida, e hábitos, a uma saúde oral duradoura e sustentável.
Quando devo fazer um check-up dentário?
A frequência e tempo entre as consultas de check-up podem variar entre três meses a um ano dependendo de diversos fatores como a sua idade, estado de saúde dos seus dentes, gengivas e boca e risco de problemas futuros.
Caso seja desportista, a saúde oral é imprescindível para maximizar o desempenho, pelo que deverá estar mais atento à frequência das consultas.
Apesar do check-up dentário ser recomendado a toda a população, o seu médico dentista é a pessoa mais adequada para o aconselhar, especialmente no caso de grupos mais suscetíveis ao desenvolvimento de doenças orais como crianças, idosos ou doentes crónicos.
Detetando e prevenindo problemas de dentes, boca e gengivas pode evitar tratamentos mais caros, extensos e evasivos.
Não espere por aquela dor de dentes para visitar o dentista. A prevenção é o melhor remédio!
Deixe um comentário